EXTRATO INSS: Como consultar ONLINE

O Extrato INSS é o documento emitido pela Previdência Social, que serve para o segurado verificar todas as suas contribuições, pagamentos e benefícios expedidos pelo órgão.

Geralmente é mais utilizado pelo trabalhador para consultar os seus benefícios junto à Previdência Social, porém também pode ser utilizado para comprovar tempo de contribuição e vínculos empregatícios.

É de extrema importância que o trabalhador esteja sempre de olho no seu extrato, visto que nele haverá todos os dados do seu benefícios, sendo necessário que seja verificado periodicamente para evitar possíveis erros em suas contribuições junto à Previdência.

Antigamente, se utilizava o sistema do DATAPREV, ou tinha que se deslocar até o posto de atendimento do INSS, que geralmente estava superlotado, com longas filas, além de frequentemente não haver nenhum em seu bairro, ou até em sua cidade.

Agora com a criação do sistema informatizado MEU INSS, o trabalhador pode emitir o seu Extrato INSS diretamente do seu computador, praticamente sem qualquer esforço, bastando apenas realizar seu cadastro, pegar sua senha e imprimir o seu documento.

Como emitir o Extrato INSS ONLINE?

É bastante simples para o segurado da Previdência Social emitir o seu documento conhecido como Extrato INSS verificar os seus benefícios. Para isso, primeiramente deve-se ter um computador ou smartphone com o sistema atualizado, uma impressora com papel e tinta e todos os documentos pessoais ao seu alcance.

O primeiro passo para consultar o Extrato INSS é entrar no site do MEU INSS pelo Link:https://meu.inss.gov.br

Após entrar no sistema informatizado da Previdência, aparecerá uma imagem igual a abaixo:

extrato inss

Deve-se em seguida clicar em EXTRATO PREVIDENCIÁRIO, que significa a mesma coisa de Extrato INSS.

Se você já possui o login e a CADSENHA, basta que seja inserido na caixa de login, caso contrario será necessário criar uma nova senha pelo sistema. Para isso, clique em “clique aqui” para inserir seus dados.

extrato inss senha

Após inserir seus dados, como o nome, nome da mãe, data de nascimento e o seu Estado, insira também o código de verificação que se encontra na parte inferior do site. 

Depois basta clicar em continuar. Após realizar este procedimento, o segurado da Previdência Social deve ligar para 135 ou ir até um posto de atendimento do INSS. Este passo garante que nenhuma outra pessoa irá realizar o cadastro no seu nome.

beneficio extrato previdenciário

Caso você ligue para a central do INSS, a atendente perguntará alguns dados pessoais para confirmar que é realmente você e liberará uma senha para que seja possível fazer o login no MEU INSS e retirar o seu Extrato INSS.

Com o seu CPF e SENHA TEMPORÁRIA, você faz o login novamente no sistema. Lembre-se que é de extrema importância você realizar a mudança do código, visto que você precisará novamente no futuro. E caso perca, terá dificuldades para retirar seu Extrato Previdenciário.

Para imprimir ou salvar o seu documento, você pode apertar CTRL+P. Assim pode-se verificar posteriormente o seu documento, ou leva-lo para terceiros.

Posso retirar o Extrato INSS pessoalmente?

Caso o trabalhador não consiga retirar seu Extrato INSS de forma ONLINE, pelo novo sistema da Previdência Social, pode-se sempre se dirigir até a um posto de atendimento do órgão e retirar-lo pessoalmente com os servidores públicos do local.

Lembre-se sempre de levar todos os documentos necessários para comprovar quem você é, e qualquer outro documento que seja necessário para retirada do seu Extrato Previdenciário.

Infelizmente, os postos de atendimentos são sempre lotados e as senhas tendem a acabar cedo. Para evitar tanta filas, tente chegar o mais cedo possível no órgão, assim você poderá resolver o seu problema de forma mais fácil.

Caso você não tenha conseguido retirar de forma ONLINE o seu Extrato, tente as soluções apresentadas a seguir.

Problemas no sistema do Extrato INSS:

Infelizmente, mesmo com a explicação passo-a-passo dada aqui, ainda pode haver que haja algum problema que impossibilite o trabalhador de realizar a consulta do seu benefício e do seu Extrato INSS.

Um dos problemas que mais acontecem aos segurados ao tentarem olhar o seu benefício, é de simplesmente o site não entrar. Caso isso ocorra, tente novamente em outro horário, preferencialmente antes das 8 horas da manhã, visto que nesse tempo há menos pessoas tentando verificar também.

Caso mesmo assim, o problema persista, tente verificar o seu extrato em outro computador ou Smartphone, pode ser que haja algum tipo de incompatibilidade entre o seus sistema e o MEU INSS.

Outro problema que ocorre bastante é em relação a criação da senha. Este passo é fundamental, visto que servirá como uma forma de controle para que pessoas desconhecidas não tenham acesso aos seus documentos pessoais.

Porém, as vezes o trabalhador não consegue entrar em contato com o 135 ou simplesmente erra nas perguntas realizadas pela atendente, ficando sem sua senha para realizar o login.

Caso isso ocorra, a única forma de consertar o problema é se dirigindo até o INSS, aonde será feito uma nova senha junto aos servidores do órgão.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, você pode sempre ligar 135 ou ir até os postos de atendimento. Pode também entrar em contato diretamente com nossa equipe através do nosso sistema de mensagens ou deixar um comentário abaixo.

DATAPREV: Forma antiga de verificar o seu extrato previdenciário

Com a criação do novo sistema de atendimento, chamado de MEU INSS, o sistema antigo DATAPREV foi ultrapassado. Porém o mesmo ainda funciona, e nele não há a necessidade de criação de senhas para retirar o Extrato INSS.

Ele também é bastante simples, basta que você entre no site do DATAPREV.

extrato inss 2

Nele, você terá que colocar o seu número de benefício, que tem em todas as suas correspondências e documentos com a Previdência Social, além do nome do beneficiário (o seu nome) e sua data de nascimento.

PRONTO. Você pode agora verificar o seu Extrato INSS.

Este modelo não ficará ONLINE por muito mais tempo, por isso foi colocado no final da página, visto que com o novo e mais seguro, o DATAPREV deve se aposentar em breve.

Lembre-se de NUNCA passar seus dados para terceiros, dessa forma você evitar que façam fraudes e empréstimos ilegais no seu nome.

Lembre-se também de anotar sua senha e login em local seguro, para caso você deseje verificar novamente, não só o seu Extrato INSS, mas também outros documentos, como CNIS e a Carta de Concessão.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *