aposentadoria por idade

Conheça a Aposentadoria por Idade

No Brasil a aposentadoria por idade é feita através da Previdência Social, é um benefício concedido pelo o Governo Federal em todo o País. Também podem ser beneficiar com a aposentadoria por tempo de idade, trabalhadores que residam em zona urbana e rural, que atendam os requisitos de participação para receber o benefício.

Para os cidadão trabalhadores que residem em zona urbana é preciso ter no mínimo idade superior ou igual a 65 anos para os homens e 60 para as mulheres, já trabalhadores rurais precisam ter no mínimo 60 anos para homens e 55 anos para as mulheres.

Como solicitar aposentadoria por idade?

Para os cidadão urbanos é preciso comprovar que contribuiram ao INSS no mínimo 180 meses, por isso é tão importante contribuir ao INSS desde do ínicio da vida, sendo assim, com 50 anos de idade para homens e 45 anos para as mulheres, neste caso é necessário no mínimo 15 anos de contribuição a Previdência Social, neste caso a aposentadoria tem a possibilidade de ser maior que um salário mínimo.

Já os trabalhadores rurais precisam comprovar contribuição de no mínimo 180 meses, em atividades agrícolas. Essa contribuição deve ser realizada mediante a documento, comprovando que você realizou a contribuição sindical, porém para os trabalhadores rurais o benefício se limita a apenas um salário mínimo nacional.

Vale ressaltar que a aposentadoria por idade, impede que o trabalhador tente uma nova recolocação de carteira assinada, já no primeiro mês de recebimento do benefício, os trabalhadores rurais se quiserem podem continuar suas atividades funcionais, pois não vão perder a aposentadoria.

carteira de trabalho e rpevidencia social

Aposentadoria por idade ou tempo de contribuição?

Quem já trabalha a algum tempo e deseja ser aposentar, pode recorrer a aposentadoria por tempo de idade, no entanto é preciso atender todos os requisitos para escolher qual é a melhor opção antes de ser aposentar.

Na realidade cabe ao INSS orientar o trabalhador na hora da solicitação do pedido, referente qual é o melhor benefício na hora da sua solicitação. Neste caso o tipo tem influência em relação ao valor, quem tem mais de 35 anos de contribuição ao INSS, pode solicitar aposentadoria por conta do fator previdênciario, sendo assim, ao ser aposentar é somado o tempo de contribuição mais a sua idade.

Nesta caso você vai solicitar a forma de aposentadoria que for mais vantajosa, basta solicitar o cálculo ao servidor que estará lhe atendendo. Ambas aposentadoria continuam valendo normalmente, sendo essas pela a fórmula 85/95, é uma oportunidade para quem quer se aposentar.

O beneficiário neste caso pode se enquadrar em mais de um tipo de aposentadoria, isso influência positivamente na hora do cálculo da aposentadoria, podendo optar por aquela que o valor do benefício for maior.

Mesmo que você opte pela aposentadoria por idade, o solicitante vai receber o primeiro pagamento no mesmo valor do último salário que recebia antes de aposentar.

Caso você tenha dúvida procure uma agência do INSS mais próxima a sua região é peça para o atendente realizar o cálculo e tirar suas dúvidas.

inss

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *