Como tirar a CND Receita Federal ONLINE

A CND Receita Federal, ou Certidão Negativa de Débitos da Receita Federal do Brasil, é um documento que demonstra que o cidadão não possui qualquer débitos em frente a Receita ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Ele serve para demonstrar junto a qualquer outra empresa, órgão ou pessoa, que quem requerer a Certidão está em dias com suas dividas e está “limpo” em frente a União e todas suas autarquias.

Antigamente o contribuinte era procurado a se dirigir até a agência de atendimento da receita mais perto de sua casa, porém, com o advento da tecnologia e o aumento de investimento na mesma, hoje é possível que o cidadão retire sua Certidão Negativa de Débitos de forma ONLINE, diretamente do seu computador ou celular, sem precisar sair de casa nenhum momento.

Como retirar a CND Receita Federal ONLINE?

Para retirar sua CND Receita Federal de forma ONLINE é bastante simples e rápido. Para isso você precisa ter em mãos seu CPF ou CNPJ

Primeiro, você deve entrar no site da Receita, na parte de Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União e escolher se quer emitir o documento para CPF ou CNPJ, conforme a imagem abaixo:

cnd receita federal
Fonte: Site da Receita

Após clicar em “Emitir certidão”, dependendo do seu caso especifico, aparecerá esta janela:

Certidão negativa de débito receita federal
fonte: Reprodução

Logo depois você deve digitar seu CPF ou seu CNPJ na caixa e os caracteres que aparecem na imagem distorcida encontrada do lado direito. Lembre-se de conferir corretamente os dados inseridos para não haver problema.

Pronto, sua certidão está emitida. Agora você pode imprimir em uma folha A4, com qualidade ALTA. (Importante, visto que há códigos que não serão impressos corretamente se você não colocar nesta opção)6

Segundo o CTN (Código Tributário Nacional), tem o mesmo efeito da CND Receita Federal à CPEND (Certidão Positiva com Efeitos de Negativa), ela ao contrario da CND, atesta que o cidadão ou a empresa está em dias.

Segue abaixo o modelo do documento, constando o nome, CPF OU CNPJ, além de todos os dados necessários para sua apresentação, como o Código de Controle da Certidão.

certidão receita federal
Foto: reprodução

Como tirar 2 via da CND Receita Federal?

As vezes o trabalhador ou a empresa perde a primeira via da CND Receita Federal, sendo necessário retirar a 2 via da Certidão junto à receita.

Ainda bem que este procedimento também pode ser feito rapidamente e de forma ONLINE, no próprio site da Receita.

Para isto, basta clicar aqui.

Novamente no site, você deve clicar em “Emitir segunda via da certidão”.

Assim como o procedimento de retirar pela primeira vez, basta que se digite o CPF e código verificador e o documento será emitido. Sem necessidade de ir ao posto de atendimento da Receita Federal.

Cuidados com a Certidão Negativa de Débitos da Receita Federal:

Como se trata de um documento de grande importância, visto que alega que não há débitos perante a união, o que impediria inúmeros procedimentos como atos licitatórios, empréstimos ou transferências de empresas, é importante que se saiba como verificar se o mesmo é original e verdadeiro.

Para isto, basta clicar no link anterior da Receita Federal, e clicar em : Confirmar autenticidade de certidão.

Após isso, deve-se prestar bastante atenção no tipo de certidão que você deseja autenticar, e quando a mesma foi expedida pela União.

Após clicar no procedimento correto, deve-se colocar:

  • CPF
  • Data da Emissão
  • Hora da Emissão
  • Código de Controle da Certidão
  • Tipo de Certidão

Em seguida o próprio sistema autentificará o documento, sendo este um passo importantíssimo ao realizar qualquer procedimento que seja necessário a consulta a CND Receita Federal

Importante lembrar que o papel tem validade de 06 meses contados da data de sua expedição, podendo ser emitida uma 2 via mesmo em caso de estar dentro de sua validade.

A Certidão Negativa de Débitos (CND) não inclui a contribuição social para regularização de construções e propriedade rurais, sendo necessário se dirigir ao órgão especifico para tal procedimento.

Não conseguiu emitir a Certidão?

Mesmo assim, é comum o caso que a empresa ou o contribuinte não consiga emitir a certidão ONLINE, seja por algum problema em seu computador, ou seja por algum problema no sistema de emissão da CND Receita Federal.

Infelizmente, se mesmo após inúmeras tentativas em horários diferentes (Importante testar em diferentes horários, visto que em alguns casos pode ser simplesmente que o sistema esteja superlotado ou fora do ar por algumas horas), a única alternativa é se dirigir pessoalmente a Receita Federal, no seu posto de atendimento mais perto da sua Residência.

Para isto, primeiro deve-se imprimir o Requerimento de Certidão de Débitos, e levar diretamente ao posto, devendo ser preenchido e assinado pelos requerentes.

Caso seja assinado por procurador, deve-se levar a cópia da procuração pública ou particular autenticada.

Lembre-se de levar todos os documentos necessários como:

  • RG
  • CPF
  • Contrato Social da Empresa (Se for CNPJ)
  • Comprovante de Residência (Se for CPF)
  • Demais documentos que comprovem a regularização das pendências ou suspensão da exigibilidade dos débitos na RFB e PGFN.

É sempre bom autenticar ou levar o original consigo, para evitar maiores problemas. A Receita tem o prazo de 10 dias para emissão da Certidão.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, pode deixar um comentário que nossa equipe responderá o mais rápido possível. Você também pode clicar em CONTATO na parte superior do site e enviar diretamente um e-mail, ficaremos felizes em ajudar.

Também encontrei um vídeo sobre o assunto, que pode facilitar ainda mais quem esteja tendo dificuldades:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *