guia-da-previdencia-social-gps

Como emitir guia da Previdência Social

Hoje com o avanço da tecnologia que veio modernizar os padrões de acesso a informação, não precisamos mais ir a papelarias ou até mesmo em bancas de jornais comprar o carnê da Previdência Social e preencher a guia em mão.

Hoje já é possível gerar a a Guia da Previdência Social – GPS de maneira online de forma muito simples e fácil.

Confira o passo a passo de como emitir a guia da Previdência Social:

  1. Primeiramente acesse o site da Receita Federal a seguir http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml
  2. Diga se você começou a contribuir antes ou depois de 29/11/1999
  3. Em seguida escolha a seguinte categória ‘’ Contribuinte Indivídual, facultativo, doméstico, segurado especial ou empresário’’;
  4. Informe o número do seu NIT (Número de Inscrição do trabalhador);
  5. Escreva o código de segurança que aparece na figura e clique na opção confirmar;
  6. Após realizar o preenchimento com sucesso dos seus dados, apenas clique em confirmar, caso os seus dados estejam desatualizados, você deve comparecer a uma agência do INSS para efetuar a alteração;
  7. Em seguida será preciso informar o mês de competência do recolhimento, informe também o salário de contribuição e o percentual de recolhimento.
  8. Escolha o código de pagamento;
  9. O pagamento da guia da Previdência Social deve se paga no dia 15 de cada mês, caso haja atraso vai se calculado em cima juros e multa.
  10. Agora, basta apenas clicar em confirmar e realizar o pagamento em dia da GPS.

 

Os 5 códigos mais comuns da guia de pagamento da Previdência Social:

Código 1007 utilizado para autônomos ou contribuintes individual que prestam serviço para pessoa física o recolhimento é de 20% em cima do salário mensal.

Código 1163 contribuinte Individual, o mesmo também autômos prestam serviço para pessoa física, contribuem mensalmente o valor de 11% em cima do salário mínimo.

Código 1406 Contribuinte facultativo mensal, dona de casa, pessoas desempregadas ou estudantes que ainda não possuem nenhuma fonte de renda, pagam o valor de 20% do salário minimo.

Código 1473 contribuinte facultativo mensal, válido para estudantes, desempregados e donas de casa contribuição de até 11% em cima do salário mínimo.

Código 1830 contribuinte facultativo de baixa renda,este código é utilizado para as famílias que possuem renda mensal de até dois salários mínimos e comprovou essa condição na Previdência Social, onde contribui apenas % em cima do salário mínimo.

Simples Nacional para empregado doméstico

A partir de outubro de 2015 foi constituído o regime único de impostos para o empregado doméstico no simples nacional, aonde o recolhimento e feito através do DAS. Documento gerado no portal do simples nacional e não através da Guia da Previdência Social – GPS

O documento pode ser pago em qualquer banco conveniado, correspondentes bancários ou se preferir nas casas lotéricas. É importante efetuar o pagamento deste recolhimento da Previdência Social em dia para não pagar juros e multas por conta do atraso.

Caso eu não tenha acesso a Guia da Previdência Social – GPS Online e possivel preencher como antigamente?

Apesar do grande avanço da tecnologia a guia do INSS de papel ainda não é algo que foi excluído, isso porque muitas pessoas ainda não possuem acesso aos meios de comunicação, inclusive a internet que facilita esse processo de emissão.

Para preencher a GPS INSS – Guia da Previdência Social, você deve ir até a papelaria mais perto da sua casa e pedir o documento, ele é bastante simples e pode ser encontrado em quase todas as papelarias.

Com ela, basta preencher cuidadosamente, com todos os seus dados e o código, conforme demonstrado acima e realizar o pagamento em qualquer casa lotérica ou banco.

GPS-GUIA-DA-PREVIDENCIA-SOCIAL

Como realizar o preenchimento da GPS?

  1. Primeiro campo preencha o seu nome completo, telefone de contato e endereço (Esses dados são para identificar o contribuínte);
  2. Segundo campo código de identificação do contribuinte;
  3. Preencha em seguida a competência;
  4. Preencha o código identificador;
  5. Preencha o número do NIT/CEI/CNPJ/PIS/PASEP do contribuínte;
  6. Valor do INSS;
  7. Valor da outras entidades;
  8. Atualização monetária, multas e juros;
  9. Informe o total de imposto;
  10. Pronto, preenchimento realizado com sucesso.

Caso queima mais informações a respeito  da Guia da Previdência Social – GPS, do INSS acesse http://www.previdencia.gov.br/

Muita gente ainda tem dúvidas do que a Previdência Social, na realidade é um seguro que todo o trabalhador de maneira em geral paga a fim de garantir que sejam mantidas as fontes de renda caso o mesmo fique incapacitado de executar suas funções trabalhistas.

A Previdência social é responsavel pelo o pagamento dos seguros assistências tais como auxílio doença, acidente, salário maternidade e salário famílias, aposentadoria por tempo de serviço, invalidez ou morte.

Todos os trabalhadores registrados de carteira assinada pagam mensalmente esse seguro de maneira obrigatória, caso venha a ser acidentar, pegar uma doença ocupacional ou até mesmo se afastar do trabalho por um motívo qualquer voltado a saúde, ele recebe a assistência da Previdência Social.

Principais problemas ao tentar acessar o Guia da Previdência Social – GPS:

Infelizmente, como muito dos sites do governo, por falta de investimento, muito dos segurados do INSS tem problemas ao tentar retirar sua guia da Previdência Social – GPS, como por exemplo não conseguir acessar o site.

Caso o seu problema seja este, e o site esteja fora do ar, o recomendável é que você tente entrar no website do INSS em outro horário, como cedo da manhã ou tarde da noite, em horários de menos movimento, visto que o mesmo pode estar sobrecarregado.

Se mesmo assim o problema persistir, tente tirar sua GPS em outro computador ou celular, visto que o problema pode encontrar-se em sua maquina.

Outro problema bastante comum é do segurado da Previdência não saber o seu número de benefício ou outro dado na hora de inserir, neste caso a única forma é ligando 135 ou indo diretamente ao posto de atendimento do INSS.

Para ajudar o segurado a preencher sua GPS, também deixamos este vídeo explicativo, que o guiará passo-a-passo como preencher sua guia da previdência social.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, por favor deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail diretamente para nós, responderemos o mais breve possível.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *