beneficio-do-inss2

Como consultar a situação do benefício INSS

A população brasileira está muito acostumada com o alto nível de burocracia junto dos órgãos governamentais, tendo um pensamento de que todo processo de consulta e andamento de atividades administrativas ou judicial é algo penoso e difícil de ser fazer como consultar a situação do benefício INSS.

De fato, algumas atividades são realmente complicadas e exigem um certo grau de paciência e conhecimentos técnicos sobre o assunto. Porém, a consulta do INSS é algo simples de se fazer e basta ter apenas um computador com acesso à internet para realizar esse processo.

Os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ser divididos em dois tipos de processos de avaliação diferentes, sendo isto crucial para definir qual será o canal utilizado para descobrir se o pedido foi aceitou ou negado.

Logo abaixo será possível ver o método de acesso de cada um deles, além de uma breve explicação de como é feita a consulta em território estrangeiro (exterior).

beneficio previdencia social
Fonte: Divulgação

Consulta de Processo Administrativo do benefício INSS.

O Processo Administrativo para adquirir os benefícios INSS é a primeira fase de quem está buscando sua aposentadoria ou precisa receber o auxílio doença junto do órgão governamental.

Geralmente esse processo é o mais simples, tendo também um acesso de consulta unificado, algo que ajuda muito no momento de saber se tudo anda em ordem com o pedido.

Para acessar a área de consulta, primeiro é preciso acessar o site da providência. Você pode simplesmente clicar no link oferecido ou pesquisa-lo através de algum buscador como o Google ou o Bing.

beneficio inss
Fonte: CNDINSSBR

Após acessar a página, clique na área de consulta “Acompanhar Pedido” (botão verde) para quem está procurando sobre a aposentadoria, ou “Resultado do Requerimento de Auxílio Doença” (botão azul).

Uma nova página irá abrir e nela é preciso preencher alguns dados pessoais e também referentes ao processo que está sendo realizado junto do Benefício INSS. Abaixo segue uma lista de algumas das informações exigidas pela previdência para fazer a consulta do benefício:

  • Documento de Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Nome completo do beneficiado;
  • Data de nascimento do beneficiado;
  • Número do benefício.

É válido lembrar que o número do benefício INSS é conseguido junto ao atendimento para o requerimento do auxílio aposentadoria ou doença na própria unidade do INSS.

Caso você tenha perdido essa numeração, entre em contato com o posto de atendimento para saber o que é preciso para conseguir a segunda via.

Provavelmente o site da previdência também pedirá para que o requerente ou beneficiado preencha um código de segurança que será apresentado na própria página. Esse código deve ser transcrevido corretamente par que a consulta seja feita.

Quando tudo estiver preenchido de forma correta a consulta será feita. Existiram basicamente três tipos de resultados, são eles: Habilitado, Deferido ou Indeferido.

No primeiro caso, habilitado, o processo administrativo ainda estará em andamento e ainda precisará de algum tempo para que todos os tramites sejam realizados e o resultado seja feito.

A segunda opção de resultado, que é referido a nomenclatura deferido, é referente ao fato de que o processo foi aceito pelo INSS e o requerente estará se tornando um beneficiado em fim. Em último caso, o pedido será indeferido e o processo seguinte se tonará o judicial.

beneficio inss
Fonte: Previdência Social

Consulta de Processo Judicial do benefício INSS.

Diferente da consulta feita pelo processo administrativo do Benefício INSS, a versão judicial só pode ser visualizada através dos sites da Justiça Federal, ou da Justiça Estadual se for o caso.

Cada tribunal possui um portal regional, ou seja, é preciso acessar o site da localidade onde o processo está sendo feito. Por exemplo: processos em Macaé no Rio de Janeiro, devem entrar no site referente ao estado RJ.

Para achar o site da Justiça Federal da sua região, basta pesquisar pelas palavras “Justiça Federal [Nome do Estado]” em buscadores como o Google ou Bing. Normalmente a opção será a primeira apresentada, lembrando que o site deverá ter seu link principal finalizado com “.jus.br”.

Para fazer a consulta, alguns dados deverão ser preenchidos na área referente a consulta de processos. O caminho até chegar a esse setor do site pode ser diferente de acordo com a região, porém estarão sempre ligadas a situação de “consultar andamento de processos”.

No site da Justiça Federal do Rio de Janeiro, os dados requisitados para achar o processo são: região, número do processo, proc. Originário, documento de CPF ou CNPJ, registro da OAB, nome da parte, nome do procurador e número do inquérito.

Consulta de Processo morando no exterior

Pessoas que estão vivendo no exterior também podem fazer a consulta de processos do benefício do INSS através da internet. O método é o mesmo utilizado nos dois casos (Administrativo e Judicial), não havendo nenhuma diferença entre eles.

No caso dos processos judiciais, vale lembrar que é preciso acessar o site de onde os tramites estão acontecendo. Se a entrada do processo foi em São Paulo, é preciso acessar o portal da Justiça Federal de SP.

Caso tenha ficado qualquer dúvidas, você pode entrar em contato diretamente com o INSS pelo telefone 135, ou mandar um e-mail para nossa equipe.

Você também pode deixar um comentário no nosso site, que receberá a resposta da sua dúvida em poucos dias.

Espero que tenha ficado claro como requerer o resultado do seu benefício junto a Previdência Social.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *