cnh digital

CNH Digital: Carteira de motorista

  Uma das grandes novidades do Detran é em relação ao CNH Digital, a implantação do novo documento vai começar em fevereiro de 2018, onde o novo modelo digital estará disponível para todos os condutores do país.

Através do site do Serpro os condutores podem testar as versões de demostração do carteira de nacional eletrônica. Com essa revolucionária mudança, o documento passará a funcionar de maneira 100% digital, porém continuará com o mesmo valor jurídico do documento impresso.

O CNH Digital vai armazenar as informações no próprio telefone, todas as informações da carteira impressa, será disponibilizada através do próprio aplicativo, com o código QR Code, o que garante a segurança das suas informações.

Futuramente os motorista poderão consultar a sua pontuação e infrações através do aplicativo.

Quem tem direito ao CNH Digital?

Tem direito ao CNH Digital todos os condutores, a CNH digital é válida tanto para a 1 quanto para a 2º emissão.

Para solicitar o CNH Digital é preciso que motorista já tenha o CNH impresso, o mesmo deve ter código QR Code. Em seguida se cadastre no site do Denatran, para emitir o CNH Digital é necessário apenas uma atualização de informações, o único documento que você deve levar o seu CNH impresso.

Como baixar o CNH Digital?

O CNH Digital deve ser baixado através do www.servicos.serpro.gov.br, após acessar o portal basta realizar o passo a passo abaixo:

  • Realize o cadastro no site do Denatran ou Detran de sua cidade;
  • O valor cobrado de cadastro varia de estado para estado;
  • O CNH Digital poderá ser acionado mesmo que você não tenha acesso a internet.

Hoje o aplicativo ainda só está disponivel para os dispositivo android, na versão teste. Você poderá efetuar o dowload é testa o mesmo através do https://servicos.serpro.gov.br/projetos/cnh-e/downloads/CNH-e_v0.1.0-divulg.apk.

cnh digital

Duvidas mais frequentes

Qualquer motorista pode obter o CNH Digital?

Apesar de todo mundo ter a carteira de habilitação nacional, nem todo mundo pode ter o documento digital, vai pode ter o CNH Digital aquelas pessoas que tem a nova habilitação com QR CODE.

Esse código QR Code está bem no verso da sua habilitação, a leitura das informações será realizada mediante a leitura eletrônica através do aplicativo.

Quem possui o CNH impresso, ainda não se sabe se vai precisar pagar pelo o CNH Digital. Essa decisão na realidade cabe ao Detran, que ainda vão verificar a cobrança que pode variar de estado para estado.

Caso roube o seu celular, é agora?

Fique tranquilo (a)! Sua informações serão protegidas, pois o documento é protegido é criptografado, caso o seu telefone venha se roubado, você terá que entrar em contato imediatamente com o site do Denatran.

Solicite o bloqueio do seu CNH Digital, se o seu CNH não tiver o certificado digital, você terá que realizar o bloqueio através de um posto de atendimento do Detran.

Outra coisa importante, é que o CNH Digital só poderá ser gerado pela primeira se você tiver acesso a internet, após o primeiro o documento fica disponivél off-line.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *