CND INSS: Certidão Negativa de Débito [2017]

Agora todo segurado pode consultar a CND INSS (Certidão Negativa de Débito) de forma rápida e simples sem sair de casa, diretamente online no site da Previdência Social.

Neste texto, explicaremos rapidamente o que é este documento, como retirar facilmente ele online e quando é necessário que o trabalhador ou sua empresa possua uma cópia para demonstrar que não tem nenhum debito inscrito com a Previdência.


Todos os links de acesso, telefone e localizações se encontram mais em baixo.

O que é CND INSS?

É a Certidão Negativa de Débito, e existe para demonstrar que o cidadão não está com nenhum tipo de restrição ou nenhum pagamento pendente junto ao INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social).

Significa que está em dias com todas as contribuições previdenciárias, e que não existe nenhuma inscrição ativa junta a Previdência.

Ela tem a validade de cento e oitenta dias após sua emissão, servindo como prova diante de todos os órgãos públicos do Brasil.

É de extrema importância em diversas situações, como verificar se realmente todos os pagamentos foram realizados, quando a empresa deseja participar em licitações ou quando o cidadão precisa pedir algum tipo de beneficio junto ao INSS.

Deve se tomar cuidado para não confundir com a CPD-EN: Certidão positiva de débito com efeitos de negativa.

Nesse ultimo caso, o débito existe, porém por algum motivo ele não pode ser cobrado. Então para todos os efeitos é como se não houvesse qualquer divida perante a previdência ou a receita.

A CND INSS pode ser requerida tanto online, quanto pessoalmente. Em ambos os casos o órgão responsável pela sua expedição é o DATAPREV (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), sobre responsabilidade da Receita Federal e do Ministério da Fazenda e criada em 1994 através de Lei.

CND INSS: Como consultar ONLINE

A melhor forma de verificar o seu CND INSS é diretamente pelo site da Receita Federal, no site do DATAPREV.

Aprenda passo-a-passo como consultar sua Certidão Negativa de Débito junto à Previdência Social:

1 – Deve se entrar no site, clicando aqui, se você for pessoa fisica (CPF) ou clicando aqui se for pessoa jurídica. (CNPJ)

2 – Já no site, deve-se colocar seu CNPJ corretamente e apertar no botão de Consulta. Em seguida deve-se colocar os códigos verificadores (a caixa com letras em preto) da forma que se encontra.

cnd inss
FONTE: CNDINSSBR.COM

3 – Em seguida aparecerá a opção de gerar uma nova CND INSS. Basta seguir os procedimento e pronto, você já tem sua Certidão Negativa de Débito junto à Receita Federal.

Caso haja algum impedimento, será demonstrado na tela a divida. A mesma deverá ser paga para que seja possível a emissão do certificado.

Esta é a forma de consultar o documento de forma online. Sem dúvidas é maneira mais rápida e eficiente.

Você também pode imprimir e levar como comprovante para qualquer necessidade em frente aos órgãos públicos do Brasil, que terá a validade de 180 dias após sua consulta.

CND INSS: SISTEMA INDISPONÍVEL

Infelizmente, pela grande procurar e pela falta de manutenção dos servidores do DATAPREV, é comum o CND INSS estar indisponível.

Caso você tenha colocado o CNPJ ou CPF e a caixa verificadora corretamente, e mesmo assim não está obtendo êxito, é possível que você esteja vendo uma página como essa:

cnd inss indisponivel
Fonte: Dilvugação

Caso isso esteja ocorrendo, infelizmente não há nada que se possa fazer.

A única forma seria de tentar novamente em outro horário, de preferência em horário que não haja muita gente fazendo a pesquisa, como tarde da noite.

Se mesmo assim você não conseguir, recomenda-se que vá direto ao próximo tópico, aonde você poderá requerer a certidão pessoalmente.

Como e quem pode requerer o CND INSS pessoalmente?

Qualquer trabalhador, com seus documentos em mãos, ou por um terceiro com procuração com firma reconhecida. (Ou seja, a assinatura da procuração pública deve estar reconhecida em cartório e autenticada)

Para empresas, é necessário que quem deseja consultar a certidão deve ser sócio ou estar autorizado também por firma reconhecida por algum dos sócios. É necessário também que se leve uma copia do contrato social da empresa.

Todos os documentos como RG, CPF, CNPJ, Contrato social devem ser autenticados em cartório, para evitar maiores complicações e não ter que se dirigir mais de uma vez ao local de atendimento.

A empresa precisa da CND INSS quando deseja vender títulos de bens, quando também quer se inscrever em licitações publicas e quando for usar qualquer tipo de recursos públicos.

Para encontrar aonde você pode requerer o documento, basta agendar o seu atendimento site da Receita, clicando aqui.

Aparecerá todos os estados, selecione o estado em que você mora, e em seguida a cidade.

agencias cnd
Fonte: Dilvugação

Em seguida aparecerá quais são os procedimentos para se agendar a consulta para requerer a certidão negativa de débito.

Cada cidade é diferente das outras, sendo em alguns casos agendar previamente, dependendo se trata-se de pessoa física ou jurídica, e em outros casos basta se dirigir ao posto da Receita e pegar uma senha e esperar atendimento

CND INSS 2 VIA: COMO TIRAR?

As vezes o empresário perde a primeira via do CND INSS, sendo necessário retirar a 2 via. Felizmente a certidão também pode ser retirada de forma ONLINE no conforto da sua casa.

Para isso é bastante simples. Pode ser acessado diretamente do site da receita, clicando aqui.

Em seguida,basta informar o número do CNPJ e os números verificadores novamente, caso não consiga entender basta clicar em recarregar.. Depois disso é expedido a 2 via da Certidão.

Lembre-se novamente de prestar bastante atenção na hora de digitar o CNPJ, sem pontos ou hifens.

cnd 2 via
Fonte: Reprodução

 

Diante o exposto, espero que você tenha conseguido entender como requerer o seu CND INSS da forma mais conveniente possível.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, você pode deixar um comentário logo abaixo que nossa equipe responderá da forma mais rápida possível.

Lembre-se, que as vezes os sites se encontram OFFLINE ou lento por motivo de sobrecarregamento, basta tentar novamente em um horário diferente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *