CND ESTADUAL SC

CND ESTADUAL SC: Como consultar

O CND ESTADUAL SC, ou Certidão Negativa de Débitos do Estado de Santa Catarina, é um documento comprobatório que servirá para comprovar a inexistência de débitos tributários com a Receita do Estado de Santa Catarina.

Ela é emitida pela SEF – Secretaria de Estado da Fazenda, quando todos os requisitos e exigências no tempo do seu requerimento estiverem sido preenchidas perante a lei, ou seja, o contribuinte não poderá possuir nenhum débito fiscal em relação a  SEF – Secretária da Fazenda de SC.

O contribuinte também pode emitir à “Certidão Positiva com efeitos de Negativa”, que também é emitida pela SEF – Secretária da Fazenda de SC, porém, diferente da CND ESTADUAL SC, ela servirá para provar que apesar de existir algum tipo de débito, o mesmo não está vencido e nem está em curso de cobrança, sendo todos os seus efeitos suspensos.

A data do seu requerimento será no dia e horário retirado pelo contribuinte, e pode ser revogado a qualquer tempo pela Fazenda, além de possuir um prazo de validade.

Como retirar a CND ESTADUAL SC?

Antigamente o contribuinte se via obrigado a ter que ir pessoalmente a um posto de atendimento da SEF – Secretária de Estado da Fazenda.

Com o advento da tecnologia e uma implementação em nível nacional de informatização dos setores responsáveis pela CND ESTADUAL SC, agora pode ser retirado de forma ONLINE, tanto para pessoas físicas como para empresas (CNPJ).

Com nosso guia passo-a-passo, o contribuinte poderá retirar de forma ONLINE e sem sair de casa, bastando seguir os passos a seguir.

  1. Primeiro deve-se entrar no site da SEF – Secretaria de Estado da Fazenda: https://tributario.sef.sc.gov.br/tax.NET/Sat.CtaCte.Web/SolicitacaoCnd.aspx
  2. Após clicar no LINK a cima, deve-se escolher se deseja consultar para CPF OU CNPJ (Pessoa física ou Pessoa Jurídica).CND ESTADUAL SC
  3. Depois basta inserir os Caracteres de Validação (Caixa em verde com falhas, caso não consiga enxergar, basta clicar no botão ao lado e aparecerá uma nova caixa com números diferentes.
  4. Conferir se todos os seus dados estão inseridos corretamente.
  5. Clicar em BUSCAR

Após estes 05 simples passos, você terá em mãos sua CND ESTADUAL SC, podendo agora ser usada em qualquer entidade governamental ou privada para fins de comprovação de regularidade com a SEF – Secretaria de Estado da Fazenda.

Importante que toda pessoa física, e principalmente empresas, possuam este documento, visto que são comprovantes de sua regularidade e exigidos por lei em diversas ocasiões, como por exemplo quando se deseja participar em licitações públicas.

Consultar autenticidade ou 2 via do CND ESTADUAL SC:

Em alguns casos é importante que ao receber a CND ESTADUAL SC de terceiros, seja eles pessoas físicas ou jurídicas, é de extrema importância que se verifique a autenticidade do documento.

Há também casos em que por algum motivo, não se possui mais o documento, seja por que sua validade expirou ou apenas porque o mesmo foi extraviado, dessa forma também pode-se retirar a 2 via da Certidão Negativa de Débitos de SC.

Ambos são feitos pelo mesmo local, de forma ONLINE e diretamente no site da SEF, basta seguir novamente os passos abaixo:

Primeiramente deve-se entrar no site da Fazenda pelo LINK: https://tributario.sef.sc.gov.br/tax.NET/Sat.CtaCte.Web/VerificarAutenticidadeCnd.aspx

CND ESTADUAL SC 2 via

Após entrar no LINK acima, deve-se digitar o número da certidão. Lembre-se de verificar se o mesmo está sendo inserido corretamente, assim evitará possíveis complicações futuras.

Por fim, basta clicar em BUSCAR. E a autenticidade e a 2 via da CND ESTADUAL SC aparecerá na sua tela.

Problemas ao retirar a CND ESTADUAL SC:

Infelizmente alguns problemas ainda são comuns ao se tentar retirar a CND ESTADUAL SC, visto que por ser totalmente automatizada e devido a baixo investimentos por parte do Estado e da União, acontece do contribuinte não conseguir retirar sua Certidão Negativa.

Um dos casos mais comuns é simplesmente o site não entrar.

Caso isso ocorra, significa que o “sistema caiu”. Deve-se tentar acessar o WEBSITE em outro horário, se possível alguma hora em que movimento seja consideravelmente menor, como depois das 18:00 horas ou antes das 10:00 horas.

Se o site continue sem entrar, tente acessar o WEBSITE de outro dispositivo, as vezes há algum tipo de incompatibilidade entre o seu computador ou celular e a página da SEF.

Caso o problema ainda persista, deve-se dirigir até a SEF – Secretaria de Estado da Fazenda, e tentar retirar o documento pessoalmente.

Outro problema bastante comum é simplesmente a página não aparecer quando clicar em “consultar”. Na maioria das vezes isso ocorre porque há algum tipo de bloqueador de pop-up (a nova janela que aparece ao clicar no link), o mesmo deve ser desativado para conseguir acessar o sistema e retirar a Certidão Negativa de Débitos do Estado de Santa Catarina.

Caso mesmo assim tenha ficado alguma dúvida, vá diretamente no: Centro Administrativo do Governo | Rod. SC 401 – km.5, nº 4.600. Florianópolis | CEP: 88032-900 | Telefone: (48) 3665-2000

Lembre-se de levar todos os documentos necessários, com cópias, se possíveis autenticadas, para não ter que ir duas vezes ao Centro Administrativo.

Você também pode deixar um comentário ou clicar em contato, que receberá um e-mail com sua dúvida resolvida.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *