carta de concessão beneficio

Carta de Concessão do INSS

Existem diversos benefícios que a Previdência Social pode conceder aos cidadãos, são chamas os benefícios do INSS, e todos elas são concedidas ou não através da Carta de Concessão.

Como a aposentadoria por invalidez para pessoas que tiveram alguma doença ou incapacidade física, salário maternidade para mães com filho recém-nascidos ou auxílio doença para aqueles que desenvolveram algum tipo de enfermidade física ou mental.

O caminho para dar entr ada nesses benefícios é pela carta de concessão do INSS que funciona como o primeiro passo na solicitação por algum dos benefícios citados acima e deve conter todos os dados relevantes para a liberação do mesmo.

O que é a Carta de Concessão do INSS

Quando o trabalhador tem algum tipo de limitação trabalhista e precisa do auxílio do INSS, ele deve fazer a solicitação do benefício pago pelo governo para ajuda-lo financeiramente incluindo ou não liberação do trabalho atual. Para dar entrada nesse pedido, é necessário que seja preenchida a carta de concessão do INSS.

Ao preencher essa carta, os dados principais do solicitante devem ser informados como: o motivo do suposto afastamento do trabalho, documentos pessoais, informações residências e trabalhistas.

Após o preenchimento, esse documento deve ser encaminhado ao órgão responsável que irá fazer a apuração de todas as informações contidas na carta e com base nessa análise será concedido ou não o benefício.

Como fazer a Solicitação da Carta de Concessão do INSS

01 – Para solicitar a sua carta, é necessário que você acesse o site do INSS no link: https://meu.inss.gov.br/central/index.html

02 – Depois clique na opção Carta de Concessão do lado esquerdo da tela. É importante lembrar que para ter acesso você irá precisar ter criado um cadastro próprio e deve informar o número do seu CPF e uma senha criada por você além de outros dados pessoais.

carta de concessão inss

03 – Depois basta preencher as informações que serão solicitadas sobre você e finalizar o seu pedido  que a sua carta de concessão aparecerá logo em seguida na sua tela e esse registro será encaminhado ao INSS.

04 – Confira todos os dados que você informou e caso tenha algo errado, informe ao órgão responsável para evitar incoerências no seu pedido, o que pode gerar demora ou até uma resposta negativa do INSS.

Qual a situação do Benefício INSS

Depois de fazer a solicitação, você poderá obter 03 tipos de resposta sobre a sua situação.

Habilitado: A análise do benefício está sendo realizada com base nos documentos que você enviou,

Concedido: Essa resposta ocorre quando a Previdência Social já terminou de realizar a análise e você ganhou direito ao benefício. Agora basta esperar o recebimento da carta para poder realizar o saque do valor.

Depois de liberado, o benefício demora em torno de 15 dias para estar disponível no local informado no carta.

Indeferido: É a negativa da Previdência Social a sua carta de concessão. Esse caso acontece quando após toda a análise dos seus documentos, a equipe responsável chegou a conclusão que por algum motivo você não terá acesso ao benefício. Os principais motivos são erro nos documentos, não passou na perícia ou tem impossibilidade de se aposentar naquele momento.

Em caso de erro de preenchimento, você pode solicitar revisão junto a Previdência Social, por isso é importante reunir todos os documentos solicitados e explicar a sua situação com a maior riqueza de detalhes possível. Talvez um erro de digitação ou uma má explicação pode ser o impedimento entre você e o seu direito, por isso preencha tudo corretamente e de forma clara.

Caso o seu caso seja indeferido e você precise de ajuda, existem empresas especializadas na liberação desse tipo de auxílio que podem te ajudar no processo.

Como Consultar a Carta de concessão pela Internet – DATAPREV INSS

Com a modernização dos processos, agora você não precisa mais sofrer com a demora na chegada da carta de concessão e pode acompanhar a solicitação do seu pedido pela internet.

carta de concessão

Basta ter o número do pedido em mãos, sua senha de acesso e entrar no site da Previdência Social. Lá você pode acompanhar diariamente como está a sua solicitação sem depender apenas do Correio.

Para realizar a consulta é bem simples. Basta acessar esse link: http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/consulta-de-situacao-de-beneficio/

E clicar no botão verde escrito: Acompanhar Pedido

Se o resultado da sua carta de concessão estiver como aprovado, é possível imprimir esse documento e realizar o saque no local indicado porém dependendo da atendente você pode ter certas dificuldades em realizar o processo. Então o recomendado é que espere a chegada da carta pelo correio porque será a carta encaminhada diretamente pelo órgão responsável.

Em todo caso, é autorizado pelo site que você realize o saque com o documento impresso ou somente com o número do benefício e munido dos seus documentos pessoais de identificação.

Caso tenha alguma dúvida, você também pode entrar em contato com a previdência social pela Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135 ou enviar um e-mail para gente.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *