app-fgts-

App FGTS: Guia completo

O aplicativo do FGTS surgiu como facilidade ao trabalhador para o acompanhamento das informações pertinentes à sua conta do Fundo de Garantia. De forma gratuita, prática e sem precisar se direcionar a uma agência CAIXA, o que for relacionado ao FGTS pode ser acessado do seu celular a qualquer momento. Neste texto, saiba como encontrar o aplicativo, bem como navegar por suas funcionalidades de forma rápida e sucinta.

O FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) corresponde a 8% do salário do trabalhador e é obrigatório ao empregador depositá-lo em conta bancária (na Caixa Econômica Federal) mensalmente. Sendo que, por ser uma obrigação do empregador, não pode ser descontado do salário do empregado. E servirá para auxiliar economicamente o empregado, em caso de encerramento contratual empregatício (demissão) de qualquer natureza.

O direito é garantido a trabalhadores que possuam carteira assinada (urbana ou rural), trabalhadores avulsos e empregados domésticos. Quem não possui vínculo empregatício não recolhe tal fundo, logo não faz jus ao seu recebimento.

Os depósitos devem ser efetuados até dia 7 de cada mês. Data essa que deve ser antecipada, caso dia 7 não seja um dia útil.

app-fgts-saldo

Como baixar o app FGTS?

O app está disponível tanto para android quanto para IOS e, também, para Windows Phone. Para acesso ao app FGTS, siga os seguintes passos:

  1. Encontre a loja de aplicativos do seu celular (Google Play, App Store ou Windows Store)
  2. Digite FGTS, no campo “busca” da loja de aplicativos
  3. Encontre o aplicativo “FGTS Trabalhador” (o app oficial da CAIXA é o de ícone branco com metade da bandeira brasileira estampado)
  4. Clique em “instalar”
  5. Em seguida, clique em “Abrir”
  6. Após abrir o app, vá em “primeiro acesso”. Leia o Contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão e, ciente de todas as suas cláusulas, clique em “Aceitar”.
  7. Informe o número do seu NIS (PIS/PASEP) e clique em “continuar”
  8. Você será direcionado à página de “Verificação de Dados Pessoais”
  9. Informe:
    1. Nome completo
    2. Nome completo da mãe
    3. Data de nascimento
    4. Município de nascimento
    5. CPF
    6. Título de eleitor
  10. Clique em “Próximo”.
  11. Crie uma senha de acesso internet (deve conter entre 6 e 8 caracteres alfanuméricos – números e/ou letras)
  12. Clique em
  13. Quem já possui a senha do site da CAIXA, basta acessar da mesma forma que na internet.
  14. Pronto! Você já está apto para acessar suas informações do FGTS. Após o cadastro das informações acima, você será redirecionado para a página de login. Informe novamente seu NIS e sua senha de acesso.

Agora, você poderá atualizar seu endereço de moradia, optando por deixar como está em “Está correto” ou fazer a alteração em “alterar”. Para alterar o endereço, basta ativar a localização do celular ou digitar o seu novo CEP.caixa-app-fgts

O menu do app FGTS é bem intuitivo, não precisando quebrar a cabeça para compreendê-lo. Nele constam: “Extratos”, “Atualizar endereço”, “Pontos de atendimento”, “Ajuda” e “Sair”.

Em “extratos”, você encontrará os lançamentos da sua conta FGTS, subdivididos pelas instituições/empresas em que esteja empregado. No entanto, os lançamentos de depósito do FGTS são referentes somente ao mês atual e aos seis meses anteriores. Mas, o valor total é referente a todos os lançamentos, desde sua admissão. No app FGTS, além de visualizar seu extrato, você também tem a opção de salvá-lo em um arquivo PDF.

No app, você terá acesso somente às contas com saldo maior que zero; optantes; e constantes na categoria de trabalhador empregado (CLT); trabalhador avulso; empregado temporário; empregado doméstico e menor aprendiz. Assim, pode ser que nem todas as suas contas FGTS estejam disponíveis para consulta no app.

app-fgts

Como conseguir o número do NIS (PIS/PASEP) e/ou do título de eleitor para o app FGTS?

O número de identificação social do trabalhador, ou NIS, está impresso no seu “Cartão do Cidadão”. Caso não possua “Cartão do Cidadão”, o número do NIS pode ser encontrado na última página da sua carteira de trabalho. Para sucesso no acesso, o número deve ser digitado sem pontos e sem hífen.

Se não estiver com seu título de eleitor em mãos, não se desespere. Essa informação pode ser acessada facilmente na página web do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Acesse o endereço: http://www.tre-df.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome e forneça nome completo, data de nascimento e nome da mãe e pronto.

Além da disponibilização no app FGTS, você pode acompanhar os lançamentos mensais feitos em sua conta por SMS ou por email, basta cadastrar essas informações no site da Caixa. O acompanhamento pode ser feito, também, nos pontos de atendimento CAIXA – no balcão de atendimento ou no caixa eletrônico (caso possua o Cartão do Cidadão e senha). O extrato só não pode ser consultado por telefone.

O app FGTS também permite que encontre um Ponto de Atendimento CAIXA próximo à você, basta clicar no “Menu” e, em seguida, clique em “Pontos de atendimento” e ele te mostrará as agências, de acordo com sua localização ou CEP.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o app FGTS, deixe seu comentário abaixo ou fale diretamente com a gente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *