como agendar sua Carteira de Trabalho

AGENDAR CARTEIRA DE TRABALHO CTPS: GUIA COMPLETO

A CTPS – Carteira de Trabalho e previdência social é a identificação do trabalhador. Obrigatória para aquele que visa prestar algum tipo de trabalho a outro indivíduo ou empresa. Veremos a seguir um Guia Completo sobre quais as melhores formas de proceder para agendar carteira de trabalho.

Neste texto também vamos discorrer para que serve a CTPS e os principais problemas na hora de realizar o seu agendamento.

A CTPS é essencial para o exercício do emprego, principalmente em atividades para o empregado rural, trabalhador eventual e os que trabalham por conta própria em atividade profissional remunerada, já que nesses casos é mais difícil mensurar o tempo da atividade exercida.

AGENDAR CTPS – CARTEIRA DE TRABALHO

Para conseguir  agendar a Carteira de trabalho é necessário que o trabalhador seja brasileiro, nato ou naturalizado ou estrangeiro.

Já os menores de 18 a CTPS só é possível com autorização dos pais ou representantes legais.

A CTPS é emitida e atualizada pelo Ministério do Trabalho pelo site SAA MTE GOV BR. Mas em relação a questões que envolvam acidentes de trabalhado são matérias tratadas pela Previdência Social, competente nesse caso para promover as anotações necessárias ao reconhecimento de direitos do empregado.

Se não quiser enfrentar tamanha burocracia na hora de agendar sua CTPS, é só entrar no link http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam, colocar a opção “emissão de carteira de trabalho brasileira ou estrangeira” dependendo da sua nacionalidade e analisar qual a unidade, endereço e data mais próxima.

AGENDAR CARTEIRA DE TRABALHO

Letras que preenche todos os documentos com muito cuidado, para evitar problemas posteriores.

Você pode ver nosso guia passo-a-passo de como agendar sua Carteira de Trabalho clicando aqui.

Também é possível realizar o reagendamento da sua carteira de trabalho, clica no lado esquerdo em reagendamento.

Os dados do empregado para a sua obtenção devem ser extraídos de qualquer documento público e inidôneo (carteira de identidade/certidão de nascimento), e mediante informações de terceiros que possam atestar a veracidade das informações pessoais de seu portador.

PROBLEMAS NA HORA DE AGENDAR CARTEIRA DE TRABALHO

Infelizmente como outros programas do governo, o cidadão na hora de agendar sua carteira de trabalho no site do SAA.MTE.GOV.BR, acaba com passar algumas dores de cabeça, vamos discutir um pouco dos problemas encontrados e suas Soluções.

O principal problema encontrado na hora de realizar o agendamento é de simplesmente o site não entrar. Caso isto ocorra o ideal é que tem que entrar no Website do MTE em outro horário, como antes das 8 horas da manhã e depois das 6 horas da tarde.

E mesmo assim o problema continua, tente acessar o Website em outro computador ou celular, visto que o problema pode se encontrar em sua máquina.

Um dos problemas também relatado pelos trabalhadores na hora do agendamento é de não aparecer vagas disponíveis em sua cidade.
Normalmente pela grande procura as vagas acabam se esgotando rapidamente, porém são liberados novas vagas todos os dias, entrar no site do SAA MTE GOV BR cedo da manhã, diz que é essa hora que são liberados novas vagas.

Há também relato de pessoas que após semanas não consegue agendar sua carteira de trabalho, se este é o seu caso, o recomendável se dirige até o Ministério do Trabalho e Emprego e tente realizar o agendamento da CTPS pessoalmente.

Caso tenha ficado qualquer dúvida você pode deixar um comentário abaixo ou enviar um e-mail para nossa equipe.Você também pode entrar em contato diretamente com o Ministério do Trabalho e Emprego através do telefone, ou se dirigindo até um posto de atendimento da sua cidade.

Se sua cidade não possui nenhum posto de atendimento do MTE, você pode ir à prefeitura e perguntar qual o órgão responsável pela emissão e agendamento das carteiras de trabalho

CUIDADOS COM A SUA CTPS

Na hora da escrita, opte por caneta esferográfica simples, já que o excesso de tinta pode causar borrões e até atravessar a página. Preferindo o uso sempre de caneta azul para que o escrito se destaque da impressão da página, facilitando a leitura.

Caso você esteja escrevendo algo na CTPS e sem querer anote alguma informação errada, para evitar a rasura, é necessário fazer uma ressalva na carteira.

Mas se o trabalhador perdeu ou completou sua carteira de trabalho é preciso a emissão de uma nova carteira de continuação através da 2º via, fundamentada pelos dois motivos anteriores.  Ligando para o número 157 ou entrando no site do Ministério do trabalho http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam, lembre-se que após recebe-la deverá fazer a anotação sobre ser uma nova.

Você pode ler sobre nosso guia passo-a-passo clicando aqui.

As anotações deverão serem feitas em alguns momentos específicos como:

  • No ato da demissão do empregado
  • Na data base de uma categoria profissional (essa data tem por finalidade a correção salarial, e discussões sobre as condições de trabalho daquela classe, fixadas em acordo, convenção ou dissídio coletivo).
  • Férias
  • Qualquer tempo a pedido do empregado
  • E por último, no caso de reincidir o contrato de trabalho.

AGENDAMENTO-CTPS

QUAL A FINALIDADE?

Agora que você já realizou agendamento das sua CTPS, é hora de entender para que funciona a carteira de trabalho.

O papel essencial da CTPS é registrar o histórico da atividade laboral, afim de poder obter todos os direitos trabalhistas que lhe são cabíveis.

Ou seja, é onde o trabalhador tem o registro de todos os empregos por onde passou e de todos os detalhes como aumentos de salário, férias, contribuição sindical, e etc.

Ela serve como comprovante de experiências que o trabalhador já obteve.

O preenchimento é obrigatório e qualquer mudança deve ser acrescida. Por isso, é importante que todo profissional de Departamento Pessoal saiba como fazer o preenchimento correto.

Atualize a carteira no mínimo uma vez por ano, através do agendamento CTPS, de preferência junto com a data das férias. Evitando assim acúmulo de informações e maior trabalho caso haja uma rescisão do contrato. O fundamental mesmo é mandar a CTPS sempre atualizada.

De acordo com o Artigo 135 da CLT §1º; “O empregado não poderá entrar no gozo das férias sem que apresente ao empregador sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, para que nela seja anotada a respectiva concessão”. Desse modo esse é o momento perfeito para atualiza-la.

agendamento-ctps-mte

MULTA DE ATRASO NA DEVOLUÇÃO

Ela deve ser utilizada sempre a original e nunca a cópia, e sua perda ou inutilização gera multa para a empresa, e processo por danos morais, com valores a serem pagos absurdamente altos, por isso é importante o cuidado com ela. Não deixe perto de comida, bebidas ou ao alcance de crianças.

Ela tem que chegar inteira e ir embora no mesmo estado em que chegou. Uma única página arrancada já é suficiente para gerar multa.

Caso o empregador pegue a CTPS do seu empregado, precisará devolvê-la em até 48 horas, do contrário pagará uma multa expressa no artigo 53 da CLT “A empresa que receber Carteira de Trabalho e Previdência Social para anotar e a retiver por mais de 48 (quarenta e oito) horas ficará sujeita à multa de valor igual à metade do salário-mínimo regional”.

O funcionário também poderá alegar que o empregador perdeu sua carteira ou passou mais de 48 horas e causar um passivo trabalhista, pedindo assim danos morais, e o valor poderá ser bem alto, por isso, para evitar qualquer prejuízo, fique atento aos cuidados com a CTPS.

Alguma dúvida sobre sua carteira de trabalho? Mande-nos sua pergunta pelos comentários ou e-mail, teremos prazer em lhe ajudar.

 

 

3 thoughts on “AGENDAR CARTEIRA DE TRABALHO CTPS: GUIA COMPLETO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *