agendamento-pericia-inss

Agendamento perícia INSS

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é um órgão do governo ligado ao Ministério da Previdência Social. Assim, o órgão é responsável pelo pagamento de aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores, e nele pode ser realizado o agendamento da perícia INSS.

Para ter acesso a esses benefícios, é necessário que o profissional contribuía com a previdência, o que é garantido com através de trabalhos formais com carteira assinada, por exemplo.

Além disso, a contribuição ao INSS, que é feita mensalmente, é usada para garantir o recebimento da aposentadoria, que é o foco principal do órgão.

Por outro lado, esse não é o único serviço oferecido pela previdência, visto que o INSS trabalha com outras funções. No caso, ele oferece o direito ao auxílio-doença, por exemplo, que é fornecido ao trabalhador é afastado do serviço por motivos de saúde.

O acesso ao auxílio-doença depende da perícia médica do INSS, onde o profissional avalia o trabalhador de modo a atestar o seu afastamento. O mesmo vale para casos de acidentes, que também implicam no afastamento, e para outras situações.

pericia-inss

Para que serve a perícia INSS?

A perícia médica é usada para avaliar o trabalhador que precisa do benefício do INSS, sobretudo para casos de doença, acidente e aposentadoria por invalidez. Essa é sua função principal.

Sua necessidade depende de cada caso e, dependendo do motivo, o profissional precisará passar pela perícia mais de uma vez.

Inicialmente, o segurado, após sofrer um acidente, por exemplo, passará com um médico de sua preferência, para que este conceda o atestado com o período de afastamento. Se esse passar de 15 dias, o trabalhador é mandado ao INSS e precisa de uma perícia para receber o auxílio, isso se for comprovada a incapacidade para o trabalho.

Para ir até a Previdência Social, primeiro deve-se agendar a perícia INSS.

Assim, o órgão determina um prazo que o trabalhador ficará afastado de suas funções, que é variável e depende de sua incapacidade. Durante esse período, ele recebe o auxílio-doença, por exemplo, e deve agendar uma nova perícia.

O afastamento não dura mais do que seis meses, nesse primeiro momento. Na nova avaliação médica, o perito deve analisar se o trabalhado está apto para as suas atividades trabalhistas. Se o resultado for positivo, o benefício é cancelado, senão, ele é renovado por um novo período.

agendamento perícia INSS:

A finalidade de agendar o serviço de perícia INSS é tornar o atendimento mais cômodo, visto que o segurado terá dia e horário definido previamente para ser avaliado por um período.

A ideia é que o atendimento também seja resolutivo, de modo a facilitar para o trabalhador o ganho do benefício em caso de doenças, acidentes e até mesmo para a aposentadoria, caso seja constata invalidez.

Deste modo, o serviço permite que às agências do INSS tenham um planejamento em relação as perícias, destinando uma rotina de atendimento conforme a sua demanda e capacidade.

Para o órgão, o agendamento é considerado um protocolo válido que garante ao trabalhador todos os seus direitos.

Com a data e o horário agendados da perícia INSS, o segurado ainda consegue verificar no portal da Previdência Social outras informações, como os documentos que precisa levar no dia da perícia, por exemplo.

Como fazer o agendamento da perícia no site da Previdência?

O primeiro passo para realizar o agendamento da perícia INSS é acessar ao portal do INSS, o que pode ser feito pelo link http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/auxilio-doenca/.

Inicialmente, aparecerá uma tela com um código, que deve ser digitado para avançar no processo de agendamento.

Na sequência do procedimento para agendar a perícia INSS, o segurado precisa indicar o Estado e o município onde deseja ser atendido, para que apareçam as opções de data e agência com vagas para a perícia. Nem todos os municípios possuem agências do INSS, então pode ser que ele tenha que se deslocar a outra cidade.

agendamento-PERICIA-INSS

Escolhendo a data de agendamento, o próximo passo é preencher um formulário com os dados do trabalhador. Ele deve indicar a origem do requerimento, que pode ser a empresa, por exemplo, e seus dados, o que incluir a carteira de trabalho, o número do PIS/PASEP, quantidade de dependentes e a situação trabalhista no momento.

Ao finalizar o cadastro, o empregado deverá imprimir o requerimento, gerado pelo próprio sistema. Esse papel deve ser levado junto ao restante da documentação no dia da perícia, com o carimbo e assinatura da empresa.

Se por algum motivo ele não puder comparecer no dia marcado, poderá reagendar a perícia INSS. Isso é feito pela Central 135 ou comparecendo pessoalmente na agência do agendamento, só podendo ser feita uma única vez.

Também é possível solicitar a prorrogação do pedido. Isso é feito aos últimos 15 dias do benefício.

Pode ocorrer de o benefício ser cortado, por conta da avaliação médica, por exemplo. Como o trabalhar não tem mais tempo hábil para pedir a prorrogação, ele deve entrar com recurso na Junta de Recurso, em um período máximo de 30 dias a partir da data em que ele toma ciência dessa decisão.

A lista com os documentos necessário para a perícia INSS está descrita na mesma página de agendamento.

problemas-pericia-inss-agendamento

Principais problemas ao tentar o Agendamento da perícia INSS:

Assim como qualquer outro programa do governo que depende de acesso a internet, o agendamento da perícia INSS pode apresentar alguns problemas na hora do segurado da Previdência tentar acessar o website.

Antes de tudo, tenha certeza que seu computador ou celular está utilizando um navegador compatível com o site, como  o Chrome ou o Firefox e que todos os programas estão atualizados.

Caso você não consiga entrar no site para agendar sua perícia, o mesmo pode estar fora do ar por excesso de acessos ou manutenção. Neste caso o ideal é que tente-se acessar outro horário, como antes das oito da manhã ou depois das seis da tarde.

Se mesmo assim não conseguiu, tente entrar no site da Previdência Social para agendar sua perícia em outro computador ou celular, o problema pode encontrar-se em sua maquina.

Você sempre pode também entrar em contato diretamente com o INSS pelo número 135, ou deixar um comentário abaixo.

Também é bem vindo a enviar um e-mail diretamente para nossa equipe. Responderemos o mais breve possível.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *